quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Ok, sem sacolas plásticas. E o que fazer com o lixo doméstico?



É importante ter em mente que a sacola plástica permanece no meio ambiente por uma eternidade e vale a pena fazer as contas: se você usa cerca de 20 sacolas por semana, 80 por mês, cerca de 1000 por ano, 30.000 em 30 anos... Imagine a montanha de sacos plásticos pela qual você foi responsável e que ficará de presente para os seus netos e bisnetos...

Ok! Resolvida a parte inicial do problema. Você anda com suas sacolinhas retornáveis na bolsa, tem algumas no carro e no trabalho.

E agora? Como podemos acondicionar o nosso lixo doméstico sem as famigeradas sacolas plásticas doadas pelos supermercados?

Devemos acondicioná-lo em sacos de lixo oxi-biodegradáveis, sempre separando em três categorias:

Reciclável – vidro, papel, plástico e metais

Lixo Compostável – sobras de alimentos e tudo que pode se decompor e virar adubo.

Rejeito – fraldas, cotonetes, papel higiênico, absorventes.


Arrume um cantinho da casa (perto da cozinha, para não dar preguiça) para juntar o reciclável - sempre limpo e seco - e depois entregá-lo à empresa de coleta da sua cidade ou doá-lo à alguma cooperativa do seu bairro.

Embalagens Tetra-Pak também são recicláveis: abra-as e lave por dentro, deixe secar e guarde junto com o resto do seu lixo reciclável.

Não permita que seu lixo reciclável vá para aterros sanitários e se perca, levando anos para se decompor, poluindo e prejudicando o futuro do planeta.
fonte da foto: http://chrisjordan.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário